sábado, 1 de maio de 2010

PEQUENAS ESTILISTAS /por Manoela Cesar / Caderno Ela / O Globo - sábado 1 de maio de 2010

Pequenas estilistas - por Manoela Cesar
Crianças fazem curso de moda e aprendem que "cada um tem o seu jeito".
De boina, óculos pink, cardigã listrado e sapatos vermelhos, Manuela Semaan não nega sua verve fashion. Às 9 horas de uma ensolarada manhã de sábado, Manu abre mão de passeios e que tais, sobe para o 11º andar da galeria 550,em Ipanema, e passa suas próximas horas debruçada sobre revistas importadas de moda. Atenta a cada fotografia, busca referências para desenvolver uma nova padronagem, inspirada na Alice de Lewis Caroll. Vida de estudante de moda é isso aí. O que há demais nisso? A idade de Manu: 8 anos.
Mas o fato de ainda ser criança é apenas um detalhe para ela e todas as 70 alunas da disputadíssima escola comandada pela estilista Flávia Pretti, que dedica 15 dos seus 41 anos ao fashion world.
Voltado para crianças e adolscentes, o Estilista Teen funciona nos moldes de uma faculdade de moda: tem duração de 3 anos e conta com aulas como história da moda, estamparia e desenvolvimento de coleção. Em Julho, a turma aterrisará na Itália para assistir a umas aulinhas na Accademia Art,Moda e Design, e, volta e meia as pimpolhas visitam fábricas de grifes como H.Stern, Farm e Isabela Capeto.
Não por acaso, o curso é capaz de fazer meninas esperarem dois anos por uma vaga. Mas , afinal, crianças tão novinhas já entendem alguma coisa de moda? Entendem e muito. Quando perguntadas sobre os estilistas preferidos, logo pipocam nomes como Yves Saint Laurent, Coco Chanel e Christian Louboutin.
_ Louboutin é aquele que sempre faz sapatos com a sola vermelha _ ensina Rafaela Montuori,de 11 anos. Quer mais?
As criações da aluna Ana Luiza Lages, de 8 anos, misturam estampas e cores sem medo algum e são assumidamente influenciadas por Miuccia Prada. A mãe Maria Eduarda Lages, ficou radiante quando descobriu que sua filhota poderia fazer um curso de moda.
_ desde menorzinha Ana já fazia bijuterias em casa. Agora, abre o armário e monta looks de época_ vibra.
Outro pai coruja é o treinador de vôlei Bernardinho, que leva pessoalmente a filha Julia, de 8 anos, para as aulas.
_ Pois é, Julia não quer nada com o vôlei _ brinca. _ Ela gosta mesmo é de moda e desenhos. Se ela vai ou não seguir carreira, não importa, dou força.
Para Julia, no entanto, trabalhar com moda já é uma certeza.
_ Quero ser estilista, sim _ deixa claro.
Especializada em estudos das cores pela Scuola D'Angelli, em Firenze, Flávia Pretti percebe na moda um diálogo direto com o mundo lúdico da infância.
_ A criatividade infantil, livre das amarras da vida adulta, permite conexões incríveis com a linguagem das roupas.
E se a liga entre crianças e moda já é boa, a decoração do espaço seduz ainda mais: com muito rosa, verde-limão e branco, a sala parece uma cena de filmes Disney. Entre Vogues e catálogos, duas bandejinhas repletas de coloridíssimos cupcakes ficam propositalmente ao alcance das crianças.Pergunte se as meninas querem ir embora quando a aula acaba?
_ A aula tem duração de duas horas, mas minha filha está na sala há três e não parece querer sair tão cedo _ diverte-se a mãe Giovanna Montuori.
" Não existe essa de 'tem que ter'
  • A aprendizagem no curso não demora a dar frutos. Maria Perczec, de 12 anos,descobriu uma enorme aptidão por estampas e passou a customizar os próprios All Star. As amigas do colégio agora encomendam sapatos com estampas exclusivas. E, sim, as pequenas são estilosas. Ousam em vestimentas pouco usuais e carregam nas tintas _ especialmente as dos esmaltes fosforescentes _ com naturalidade e bom senso. Por isso, a turminha passa longe de ser um grupo de pequenas adultas,como muitos poderiam temer.

A aluna Marina Moraes, 10 anos, fala com desenvoltura sobre as roupas serem meios de comunicação.

_ Todo mundo é diferente e cada um se expressa de um jeito. Não é porque uma peça cai bem na minha amiga que também vai servir para mim _ observa.

Que o diga a pequena Manu Semman. Apaixonada por filmes e HQs, ela gosta de se vestir como cineasta

_ Quando fizer meus filmes, vou assinar os figurinos _ prevê.

A mãe, Vanessa Macedo, diz que estudar moda desenvolve a autoconfiança da filha.

_ è terapêutico _ resume.

Flávia esclarece que apesar de as alunas entenderem de marcas, no curso só é cool quem customiza seus looks" e não quem consome desenfreadamente".

_ Não existe isso de " tem que ter". Elas são estilistas, precisam inventar suas modas, e não apenas comprar .

O Globo - Caderno Ela - Rio de Janeiro.

8 comentários:

  1. Olhaaaaa! :D
    Super 10 a reportagem!
    E isso ai, muito sucesso para todas! ;*

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de ter a informaçao se voces tambem aceitam no curso , pessoas que se interessam mas que nao sabem desenhar direito roupas e que ainda nao conseguem espressar suas opinioes no papel do jeito que pensam . gostei muito da mateira , o curso ideal para todas estilistas teens , beijoos

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu amei!!! Eu vou começar a fazer o curso. Maria Peczeck é minha amiga, e me contou sobre a história do all star, fiquei encantada com isso!
    Eu já desenhei algumas roupas sim. Mas não sei se ficaram boas. Eu amo desenhar desde pequena eu pego um papel e sempre desenho a mesma coisa... roupas. Minha mãe sempre disse que eu vou ser sempre a estilista favorita dela. Veremos. Estou muito animada para começar o curso!
    beijoos

    ResponderExcluir
  4. Oiiiie, eu amei tudo !!! Euu amo desenhar adoro mesmo criar roupas, e tenho apenas 11 anos!Eu acho muito interessante a ideia do curso! visitem o meu blog: www.eusoumaiseualice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Sarah tenho 12 anos ,moro em Sao joao del-rei-MG. Meu sonho des de quando tinha meus 6 anos era ser estilista. Sempre dezenhei roupas, tenho vário modelos! Mais queria ter a chance de realizar o meu sonho! Vou fazer o cursso, mais queria fazer um pedido: Se algum estilista famoso ver o meu comentario POr favor entre em contato com meu telefone 032 3371-1234,ou visite o meu orkut lá voce encontrará fotos de minhas roupas <sarahcarol_miquinha@yahoo.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiiie, eu amei tudo !!! Euu amo desenhar adoro mesmo criar roupas, e tenho apenas 13 anos!Eu acho muito interessante a ideia do curso! visitem o meu blog:http://gglsgatasdiario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. OI QUERO SR ESTILISTA POR FAVOR MEAJUA MS NAO SEI DEZENHA
    MEU NOME E LETICCIA

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Q continuem formando estilistas e realizando sonhos!

    ResponderExcluir